De novo, o tema da Fórmula Indy em São Paulo volta à tona.
Como foi comentado nos artigos Velocidade nas ruas de SP? e Programa de INDY em SP, o contrato feito pela Prefeitura com a Organização da F-Indy prevê a realização do GP nas "ruas" da cidade de São Paulo, por mais 4 anos.
No ano de 2010, o evento foi feito às pressas em Março, em pleno período chuvoso e com obras nas vias do entorno do circuito, que também foi improvisado e "acabado" em cima da hora para sua realização, com direito a poças de água na pista, patinagens no piso liso, que foi depois raspado e permitiu levantar um mar de pó de cimento apesar de ter sido "lavado". Foi uma "beleza"! (irônico)
Essa "experiência" levou os organizadores a concluir que Março não é uma boa época para se realizar esse evento grandioso em São Paulo.
E ao anunciarem o calendário das corridas para o ano de 2011, parece que a Fórmula Indy quer experimentar outros dissabores...
A data escolhida é 01/05/2011. Primeiro de Maio??! Será que eles não sabem que, além de ser um domingo, é também o Dia do Trabalho?
Creio que esta é uma comemoração mundial... Em muitos lugares pelo mundo afora, há programação especial para os trabalhadores celebraram o dia com suas famílias e/ou colegas.
No Brasil não é diferente. Grupos sindicais rivais medem forças e recursos para ver quem promove uma festa maior e melhor. Contabilizam a presença massiça em milhares de pessoas. Multidões se deslocam para os locais desses eventos, que fica todo interditado ao tráfego de veículos praticamente o dia todo, e em alguns locais, até mesmo de véspera com acesso restrito.
E um desses lugares tradicionalmente usados para tal é justamente a avenida da Praça Bagatelle, ao lado do Campo de Marte, bem na região do Anhembi, local da Fórmula Indy São Paulo.
É impressionante o descaso com que, para realizarem o evento "deles", nem considerem a cultura local!
Mas alegam que sim: o pretexto/justificativa deles pela escolha da data foi para homenagear o grande piloto brasileiro, Ayrton Senna, que morreu num acidente de corrida em Imola na Itália, que ocorria num dia Primeiro de Maio. Pura jogada polítca... pouco pragmática e infeliz.
E é muito fácil antever a confusão que estes dois eventos ocorrendo concorrentemente no mesmo local e horário vai causar a todos, e os transtornos decorrentes para quem se atrever ou precisar ir por aquelas bandas nesse dia...
Mesmo eu gostando de corridas automobilísticas, e não gostando dos tais sindicatos (mas respeitando), eu acho um absurdo e completamente sem sentido a F-Indy em SP nessa data!
Eu fico abismado com o poder que fortunas são capazes de entorpecer o bom senso, e ensurdecer a voz da consciência e inteligência para o bem geral.
E você? O que acha disto?
( site oficial da F-Indy 300 em São Paulo, que agora tem nome dos patrocinadores )
P.S.: Já recomeçaram os transtornos no trânsito na região, com desvios e bloqueios, para que possam nivelar as ondulações e reasfaltar toda a "pista", colocar alambrados, etc, etc, etc... Ai,ai!