quinta-feira, 11 de março de 2010

Programa de INDY em SP


Velocidade nas ruas de SP? (2)

(vista pra pista, churrascaria ao fundo)

Já que o assunto é velocidade (veja Velocidade nas ruas de SP?), as coisas parecem acontecer rapidamente e notícias aparecem. Então, vamos atualizar as novidades para o "Programa de INDYo" que ocorrerá na cidade de São Paulo já neste final de semana que se aproxima.

Em primeiro lugar, quero corrigir e complementar umas informações.

- Serão 22 carros alinhados no grid de largada (e não 33, como podem correr na F-Indy) para as 75 voltas (totalizando 313,5 km). Destes 22, SETE são pilotos brasileiros, e há pilotos-mulheres entre eles.

- O trecho onde está sendo montado o circo, ops, o circuito será interditado para os treinos e corrida desde 6a-feira às 22 horas até às 5 horas de 2a-feira.

- No lado da Marginal do Tietê, o circuito utilizará apenas a parte interna da via, também chamada de pista local. Não sei o que acontecerá com a pista expressa (que fica ao lado do rio), se também será interditada no final de semana enquanto durar o show, ou se estará liberada para tráfego parcial do fluxo inevitável na região, enquanto correm os outros carros da velocidade.

- A Prefeitura de São Paulo firmou um contrato de CINCO anos com a entidade organizadora da F-Indy, para repetir esta loucura outras vezes.

O jornal A Folha de S.Paulo trouxe essas informações e também um diagrama que mosta o desenho do circuito improvisado e o esquema da interdição das ruas e avenidas no entorno. O site http://www.saopauloindy300.com.br/ traz detalhes do evento, do circuito e da programação. Veja também mais informações e melhores gráficos no jornal online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u705549.shtml e http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u705321.shtml

(publicado no jornal A Folha de S.Paulo)

Como mostra o mapinha, o circuito "toma" duas vias "paralelas" que são muito usadas como alternativas de desvio de tráfego nos horários de pico com o trânsito congestionado. Se a Marginal ficar "travada" neste trecho, os motoristas ficam sem alternativas neste sentido (em direção à zona oeste). Pois não dá para sair à esquerda porque tem um rio ali de fora a fora... E para contornar "por dentro", o evento está "ocupando" as alternativas possíveis e práticas naquele pedaço.

( Anhembi, Sambódromo e Rio Tietê, Marginal parada ao lado)

É comum em todo final de semana que centenas milhares (senão milhões) de paulistanos deixem a cidade na 6a-feira no final do expediente rumo à praia, ao interor do Estado (ou apenas voltando para suas cidades de origem após uma semana de trabalho), e que somente retornem no domingo de tarde, noite ou mesmo na 2a-feira bem cedo. E muitos deles se utilizam da Marginal do Tietê nesse trajeto. Imagina o tumulto que o evento da Fórmula Indy vai provocar nessa rotina já usualmente tumultuada: os maiores congestionamentos ocorrem geralmente nas 6as-feiras na hora do rush do final da tarde, muito em função dessa "fuga e retorno". E São Paulo tem tanta gente, tanta gente, que mesmo esse mundaréu de gente saindo da cidade, ela ainda permanece cheia (de gente e de veículos)! São Paulo não pára, nem nos fins-de-semana.

Então, imagina o que a televisão irá transmitir (será que terão coragem de mostrar o contraste?) quando durante a corrida os carros da Indy rasgarem o retão da pista local da Marginal, enquanto uma fila interminável de carros, ônibus e caminhões desfilarem parados na pista "expressa" da mesma Marginal. Sinceramente não sei se é para rir ou para chorar... Se for "pra inglês ver", será uma curiosidade cômica; se for pro paulistano constatar, será mais uma desesperadora tragédia urbana.

(Marginal do Tietê no sentido da Zona Leste)

(Marginal do Tietê no sentido da Zona Oeste)

As chuvas, apesar de ter havido uma trégua e chovido menos, com dias até secos e quentes, justamente por causa disto são uma ameaça iminente. Quando desabam, são torrenciais. E quando duram muito ou chove grande quantidade de água num curto espaço de tempo, o risco de enchentes e de diversos pontos de alagamento é muito provável. E o Rio Tietê ali do lado é forte candidato a transbordamento! Não quero nem pensar neste possível "espetáculo"!...

(ameaça de pancadas chuva é uma realidade neste período)

Pensemos na pista. Um lado da avenida toda com recapeamento asfáltico novo. O outro lado da mesma avenida, "velho" como estava antes.

(lado "pobre" da avenida, permanece como antes)

(lado "rico" da avenida, em prepração)

Dos dois lados da avenida, os radares continuam lá, operacionáis, onde a velocidade máxima permitida é 70 km/h, detectando, fotografando e distribuindo multas. Mas tenho a impressão que isto só se aplica a meros e réles motoristas mortais... Os ícones e bastiões da velocidade certamente passarão incólumes e isentos, apesar dos salários milionários e dolários.

(placa avisando do radar no lado "pobre" da pista)

(semáforo e placa avisando do radar no lado "rico" da pista)

Para quem questionar, a Prefeitura e a C.E.T. apresentarão todos os documentos, planos e laudos demonstrando a segurança e organização do evento, claro. Tudo "aceitável" do ponto de vista jurídico e oficial. Mas estes "responsáveis" não estarão em seus carros enfrentando o caos que estabelecerão com tanta determinação e eficiência. Faixas pelas ruas nas proximidades alertam aos motoristas sobre o evento e aconselham a evitar o local (mas não orientam as alternativas para quem precisar passar por ali).

(faixas avisando do evento e das interdições)

O planejamento da gestão do trânsito nas imediações parece sob contole. Mas há evidências de um dessincronismo geral. Nesta semana, a própria C.E.T. anunciou o bloqueio na Marginal, um pouco mais à frente do setor do Anhembi (onde está o Sambódromo, onde será a Sao Paulo Indy 300), para obras no complexo que dá acesso à Rodovia Anhangüera. Este projeto já está em curso há muitos mêses (muito antes de se anunciar a "corrida de rua"), e é sabido que esta interdição parcial trará reflexos de congestionamento que se alongará facilmente pela Marginal até encontrar com o trânsito tumultuado no Anhembi, aumentando ainda mais a lentidão para quem precisa enfrentar o trajeto por falta de opção (entenda: muita gente mesmo). Como é possível que a Prefeitura nem tenha considerado isto, na hora de fechar o contrato?

Por fim, vale lembrar que a cidade de Ribeirão Preto era forte candidata a sediar este grande evento automobilístico de rua, e que vinha negociando o contrato de longa data. Para surpresa de muita gente, de repente, e com todos os problemas e impactos urbanos e na população geral que vai causar, a Prefeitura de São Paulo anuncia e promove o evento milionário e caríssimo numa cidade e local quase inviável... Não consigo nem calcular quanta grana pode ter rolado nesta decisão, e nem como esse dinheiro não transparente esteja contido nos bolsos e cofres dos envolvidos... (saiu publicado no jornal desta 6a-feira que o custo deste traçado já supera em 8 MILHÕES de Reais os R$ 12 mi previstos no anúncio da empreitada... É, toda eficiência pública ou em obras tem seu preço.)

A nós, povo, cabe o consolo da diversão proporcionada pelo CIRCuitO de corrida, e torcer para presenciarmos e vermos (de preferência pela TV) um belo espetáculo sem acidentes (embora tenha gente que só assista por causa deles). O vídeo da volta simulada pelo traçado é bem interessante e dá uma noção de como será o que não existe: Tour virtual pelo Sao Paulo Indy 300.


------------------------------------------------------------------------------


Bonus cômicus I :

A Sao Paulo Indy 300 serão 300 milhas ou quilômetros?
Milhas??!? Programa de Milhagem?
Ora, aqui é São Paulo, BRASIL:
Aqui não somos MILHionArios...
Aqut está mais pra QUILOMETRalhadOras...


Bônus cômicus II e III :

Não confunda
"grid de largada"
com
"grito de lagarta".


Não confunda
"combustível"
com
"cu~bostível".

(argh! estas deveriam estar no Fama inFame!...)

6 comentários:

tossan disse...

Pois é, a corrida já aconteceu e foi uma catástrofe por causa das chuvas, só a Band, o Luciano do Valle e o prefeito é que não acharam. Eu só queria entender por que não o uso de Interlagos? Ela se tornou exclusiva da F-1? Você tinha razão. Fotos boas! Abraço

Mari disse...

Oi André,
Obrigada pelo carinho do seu recadinho viu?
Fez bem pra alma! rs
Vou te ler mais, pra gente ter bastante assunto para papear!
Vou xeretar seus blogs todos tá bom?
Uma ótima terça-feira pra você!
Beijos

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o Prefeito de São Paulo por violar o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, prejudicando milhares de pessoas e até mesmo serviços de extrema urgências como viaturas pocíciais e de ambulância que transitam necessáriamente pelo local, mas tenho certeza que as multas geradas pelo rodízio municipal continuaram valendo nessa segunda-feira caótica como na sexta 29/04. Mas uma vez o Estado mostra seu poder, e beneficía meia duzia de empresários que ficaram um pouco mais afortunados à custas do povo que já sofre no dia a dia.
E o que o "povo" ganha com isso?

Andre Martin disse...


Anônimo:


Os seus parabéns perdem força na medida que permanece no anonimato, na minha opinião.

Você tem razão, e isto já era "pedra cantada" já por muita gente, inclusive noutro post meu, mais recente:
Programa de Índio Estrangeiro = http://mesdre.blogspot.com/2011/03/programa-de-indio-estrangeiro.html

Andre Martin disse...


tossan:


Voltei aqui pra responder um comentário recente, e vi que o seu continua super atual! Mesmo passado mais de UM ANO! hahaha

Repetiu o evento, mudaram a data, repetiu a chuva, repetiu o fracasso, repetiram a organização, os pilotos, a Band, o Luciano do Vale e o Prefeito achando que foi mais um sucesso, melhor do que o ano anterior (não tem como não ter sido, qualquer coisa seria de tão ruim que foi), e no ano que vem tudo vai se repetir de novo!

Também acho que DEVIAM usar o autôdromo, próprio para isto. Ou outra cidade, para ser prova de rua.

Mas interesses sombrios e sinistros ditam o que é e o que não é, infelizmente, e não a lógica e o bem comum maior, como deveria ser.

Andre Martin disse...


Mari:


Sempre bem vinda! Antes, agora e depois, sempre que quiser!

Related Posts Relacionados with Thumbnails