quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Desafio de Mesdre

( parte 1: )

O Desafio de Mesdre I:


Pegue um livro (pode servir também um artigo de revista ou de jornal, em colunas).

Comece a ler em linha reta, emendando a linha da página da esquerda com a linha da página da direita, depois seguindo na linha de baixo da página da esquerda e continuando sempre em linha reta, e assim por diante até o fim, de uma página (ou coluna) à outra.

Preste atenção no sentido (=significado) do que você estiver lendo dessa forma.

Muita coisa soará sem sentido algum. Outras terão um sentido novo, inesperado e muito engraçado, divertido.

Pare e anote esta frase e publique (mencione o livro/revista/jornal, capítulo/artigo e respectivas páginas).

Vale continuar a leitura assim para encontrar outras frases e dar outras tantas boas risadas.

Também está autorizado a prosseguir com a experiência em outros livros e leituras depois.

Não precisa parar na primeira frase com novo sentido, pode seguir buscando mais e publicá-las depois.

Mas não se acostume a ler assim, principamente para os outros ou quando estiver estudando... os resultados podem ser desastrosos. rsrs

Depois volte ao blog mesdre.blogspot.com e deixe um comentário que encontrou e publicou frases do desafio no seu blog, webpage, orkut ou onde for, para que possamos ler também. Senão, tudo bem, guarde-as só para você.

Obrigado por sua participação voluntária.

Fique à vontade para propagar esta brincadeira:

o Desafio de Mesdre.

Bom divertimento!


--------------------------------------------------------------------------------

( parte 2: )

Curiosidades sobre Sistemas de Escrita:


O sentido (=orientação) de leitura é uma convenção.

A direção da escrita também é vista como elemento diferenciador de sistemas de escrita.

Os textos gregos antigos eram escritos numa linha corrida, sem pontuação ou nem espaço entre as palavras. Além disto, o grego antigo era escrito em linhas com direção alternada: uma linha da direita para a esquerda e a linha seguinte da esquerda para a direita, invertendo a direção das letras; o sentido da terceira linha equivalia à primeira e a quarta à segunda e assim sucessivamente. Esse método é chamado de BOUSTROPHEDON, uma palavra grega que significa "da maneira como o boi ara o campo" (ou seja, vaaai, faz a curva e vooolta, em linhas adjacentes).


( fonte: http://ancientscriptsblog.blogspot.com/2011/10/word-of-day-boustrophedon.html )


Os textos com hieróglifos dos egípcios podiam ser escritos tanto iniciando da esquerda para a direita quanto no sentido contrário, ou verticalmente em colunas; a face das figuras indicam o sentido da leitura e apontam sempre para o início do texto; uma vez iniciado num sentido todo o texto segue no mesmo sentido.

Os romanos instituíram a escrita da esquerda para a direita em linhas, que vigora até os dias de hoje no nosso sistema alfabético.

Os chineses e japoneses tradicionalmente escrevem em colunas de cima para baixo e da direita para a esquerda; mas com a globalização, passaram a adotar alternativamente a direção latina (da esquerda para a direita, horizontalmente).

As línguas semíticas (árabe, hebráico, aramáico, fenício, etc) escrevem também da direita para a esquerda, mas em linhas horizontais de cima para baixo.

Os preguiçosos não escrevem.



--------------------------------------------------------------------------------

( parte 3: )

Comentários pessoais:

Pessoalmente penso que o boustrophedon já era uma forma premeditada dos gregos que queriam impor com sua cultura para dominar o mundo (daquela época), agradando aos fenícios de um lado e aos etruscos e futuros romanos do outro, de modo que todos lessem os textos gregos ora felizes ora contrariados (pelo menos 50% das linhas estariam no seu sentido habitual de leitura), mas lessem! rsrsrs

Senão, por que inventar essa complicação? Já pensou, pegar ao acaso um texto (fragmento de inscrição numa pedra, por exemplo), sem espaço nem pontuação para indicar as palavras e frases, tentar ler num sentido que não é aquele "da vez"? Eu, heim?!



--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Related Posts Relacionados with Thumbnails