[Séries TV] O Gambito da Rainha
Esta série da Netflix, O Gambito da Rainha (The Queen's Gambit), merece ser imensamente premiada!
Para quem gosta de fotografia, os enquadramentos, as perspectivas, o jogo de cores e luzes, as centralizações e as fugas, o detalhe e o abstrato, tudo meticulasamente fantástico!
Para quem gosta de xadrez, é bastante interessante, os enxadristas youtubers estão indo às alturas, de elogios à série e às partidas reais tomadas como inspiração nesta ficção.
Mas não é preciso entender xadrez para acompanhar os 7 episódios de quase 1h cada.
Pois o jogo é pano de fundo (ou seria tabuleiro?) para uma história de superação, sobretudo da mulher, numa época muito bem reconstituída em cenário e ambiente da década de 60 e da Guerra Fria. Não é sobre política, não é sobre guerra.
As personagens (eu diria, peças?) desenvolvem o lado psicológico e humanos das pessoas envolvidas. Grande filme (de quase 8 horas rsrs), no sentido de magnifico visual, interpretação e condução do enredo, e sobretudo da filmagem, na minha opinião! Aplaudo a direção, atrizes e atores, câmeras e figurino.
Neste sentido entra agora para minha lista de recomendação, seguido de perto por "A vida Secreta de Walter Mitty" e "O Fabuloso Mundo de Amélie Poulain".
Quem assistir, depois me conta o que achou.
Bônus:
Tenho por mim que o livro/filme/série O Gambito da Rainha foi muito inspirado numa Campeã de verdade, real, que venceu KASPAROV depois de ter perdido para ele antes.
Ela se chama Judit Polgar. Veja sua apresentação no TED:
https://www.youtube.com/watch?v=z-ttu7dyBCU
Na verdade, não foi uma campeã mundial de xadrez, mas as 3 irmãs POLGAR foram extraordinárias!
Elas são de um tempo posterior à publicação do livro. Entretanto as coincidências que podemos achar são quase premonitórias.
https://www.youtube.com/watch?v=CZiSxfCmOZY
[ Publicado originalmente no Facebook em 14/11/2020 ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário