sábado, 19 de dezembro de 2009

Parado em trânsito (3/5) - Soluções


Parado em trânsito – Parte 3 de 5 : Soluções

( No post anterior, considerei 3 fatores que levam haver cada vez mais carros em São Paulo )


C) Sugerindo soluções

A solução para o trânsito, portanto, seria:
1) oferecer (=investir) mais transportes público e coletivo muito mais eficientes e abrangentes;
2) desestimular (cortar financiamentos ou dificultar os critérios para) a compra de mais carros.

Quando se está sangrando, tem que se estancar imediatamente o corte, senão o sangue pára de fluir nas veias e artérias (pela escassez devido ao vazamento). No caso da cidade, há um vazamento no sentido contrário, ou seja, um transbordamento da quantidade de carros introduzidos na cidade (sem a retirada dos velhos) que vai entupir e provocar a parada de circulação das "artérias".

Também é preciso urgentemente ("pra ontem!") melhorar as condições e opções de transportes coletivos. Quem não iria preferir tomar um ônibus ou metrô, próximo à sua casa, a baixo custo, rápido e cômodo, para ir e voltar ao trabalho, à escola, às compras, etc, em vez de se cansar dirigindo com atenção e gastando fortunas com combustível e manutenção do carro?

Se levar o mesmo tempo ou menos, e for muito mais barato, eu garanto que a maioria deixa o carro na garagem (ou nem compra um) e pega o coletivo. Nem precisa de rodízios para obrigar.

Outro coisa importante, um ônibus ocupa relativamente o espaço de 3 a 4 carros, que em geral carrega apenas seu próprio motorista (uns 80% dos casos), e leva cerca de 40 passageiros sentados, sem contar os que vão em pé e enchem o coletivo.

Além de tirar carros das ruas e transportar muito mais gente, agrega as seguintes vantagens:
• é saudável: proporciona caminhadas ao/do ponto de ônibus ou estação de metrô
• é sociável: você vê gente, circula entre pessoas, e pode ampliar seus contatos
• é cultural: permite ler livros durante o trajeto, ver a paisagem, conhecer melhor a cidade e encontrar outras culturas
• é instrutivo: durante o trajeto você pode até estudar, se quiser, para aproveitar o tempo, ou assistir filmes graças aos recursos eletrônicos modernos e à internet.

Enquanto nada disto acontece, o jeito é imaginar o que fazer durante o tempo inevitável que enfrenta no trânsito todos os dias, dentro do carro, enquanto dirige (ou tenta). Como, por exemplo:
• ouvir rádio e CDs;
• mulheres: maquiar o rosto e pentear ou secar os cabelos;
• homens: cortar as unhas e fazer a barba (barbeador à pilha);
• resolver negócios: falar no celular (infelizmente é ilegal e sujeito à multa) ou tomar notas;
• espreguiçar-se e alongar-se: pode parecer estranho pra quem olha, mas é recomendável para quem fica parado muito tempo (bocejar é o espreguiçar da boca e do rosto)
• limpar o nariz (ok, sei que é nojento, principalmente se não tiver os vidros escuros e a pessoa ao lado, noutras conduções, observar esse flagrante).

A verdade é que não dá pra fazer muita coisa, nem nada direito, pois o anda-pára-anda-pára constante exige atenção ao dirigir e as duas mãos no volante. E isto cansa e estressa.

Afinal, o que se pode fazer?
Ficar como um tarado em transe?
Não, apenas parado em trânsito.
Pensando que vai, mas mal sai do lugar...
E, o que é pior: tende a piorar!... (E olha que estou sendo otimista, hein?)

( Continua no próximo post )

Nenhum comentário:

Related Posts Relacionados with Thumbnails