É Natal!
Data festiva. Período de reflexão.
Olhe bem em sua volta.
Veja nas revistas, nos jornais, na televisão.
Repare a decoração de Natal. Nas casas, nas ruas, nas lojas.
Se você mora em São Paulo, não deixe de ver os enfeites, arranjos e fachadas ao longo de toda a Avenida Paulista e entornos. E por toda a cidade...
Tudo gira em torno do bom velhinho, o Papai Noel. As cores predominantes são o vermelho e branco, que remetem à sua fantasia. Os temas de fundo são árvores de natal (pinheirinhos), fábricas de brinquedos, gnomos e anõezinhos ajudantes do Polo Norte, renas, trenós, imitações de neve e roupas quentes...
Nada que "combina" nem com a época do verão tropical que vivemos no hemisfério sul, nem com a essência do Natal de todas as épocas.
O Natal se transformou na Festa do Papai Noel. E não deveria!...
A celebração, que era em nome do Filho (menino Jesus), agora é em nome do pai (Noel).
Raramente se vê como enfeite ou decoração um presépio, que simboliza o nascimento de Jesus - daí o nome Natal! E não é decoração, é de coração!
(foto de um presépio em prata no cristal, por AndréM)
A festa é justificável. Afinal, é um aniversário que se comemora.E a troca de presentes entre as pessoas presentes, também. Pois o aniversariante não está presente fisicamente, e em sua memória agradam-se uns aos outros.
Daí pairar o tal espírito de Natal", porque em vez de dar presentes materiais, doa-se bondade, extensível a quem puder.
É tempo de se alegrar, perdoar, envolver, devolver, de caridade, de cara e coragem, de qualquer idade.
Quando for desejar um "Feliz Natal!" neste ano, queira dizer "Feliz Aniversário, menino Jesus! Parabéns pelos 2010 anos! Que a festa seja boa e alegre! E que vivamos 2011 melhor ainda! Com muita paz e saúde!".
Estes são os votos mesdrianos para vocês, amigos leitores:
FELIZ NATAL EM 2010,
E QUE 2011 VALHA A PENA!
SEJA FELIZ E ESTEJA ALEGRE!
AMEM!
AMÉM.