Este ícone é interessante pois ele simboliza o mapa do amor, ou melhor, onde este se conceitualiza nos homens e nas mulheres, de uma forma bem caricata.
Ou seja, nos homens o amor se concretiza no prazer sexual antes de qualquer coisa, e isto passa longe do fundamento amoroso nas mulheres e que seria apenas um detalhe na complexa contextualização do amor sentimental. Claro, sempre há exceções.
Curiosamente, a figura foi reaproveitada no cartaz de um ótimo filme, "A Verdade Nua e Crua" (tradução adequada, na minha opinião, para "The Ugly Truth").
Juntamente com outro bom filme, "Hitch, Conselheiro Amoroso" (em inglês apenas "Hitch"), ambos abordam essa forma de encarar o amor do lado feminino diferente do masculino, e vice-versa.
Embora mesmo tema, são abordagens distintas.
Em "A Verdade Nua e Crua", o "consultor profissional" explica e orienta as mulheres como elas devem pensar e agir para conquistar um homem.
Em "Hitch, Conselheiro Amoroso", a proposta é ensinar os homens como eles devem pensar e agir para conquistar uma mulher.
O que têm em comum estes filmes?
Em ambos, a voz do esclarecimento parte de homens que, com sua vivência, consciência ou sensibilidade são capazes de orientar outros, mas praticamente incapazes de resolver seus próprios problemas - o que é natural, bem típico do gênero humano.
Além disto, nos dois as mulheres protagonistas representam os obstáculos para que a missão seja bem e rapidamente cumprida.
E também ambos deixam claro a dificuldade que é a comunicação para expressar o que sentimos quando amamos.
Enfim, filmes que nos tocam, de uma maneira ou de outra, seja pela identificação com algumas situações, seja pelos conselhos úteis que podem ser captados dos filmes.
Talvez o maior problema destes filmes é que eles focam nos primeiros encontros (date, em inglês), no ato da conquista em si, em como entender o mecanismo de aproximação para a química do amor funcionar.
Mas exploram muito pouco o que fazer depois, o mecanismo de como manter a chama acesa, como fazer da conquista bem sucedida um caso duradouro.
Nestes filmes, a preocupação é sobre o tempo do ANTES até o durante. Quanto ao DEPOIS... Bem, isto parece ser tema para outros filmes!...