sábado, 26 de abril de 2014

Muitos co-co's!


(a lesma lerda)



A vida é mesmo um CO-CO * !


* COntato e COmunicação.

Contato de pele, toque, abraço, beijo, afago, carinho, aperto de mãos, massagem. Tudo isto é essencial, para o Ser Humano, adultos e crianças, homens e mulheres. É sabido que a falta disto desencadeia uma porção de doenças, desequilíbrio emocional, distúrbios e determinantes na formação do perfil, do caráter, da personalidade e do comportamento das pessoas. Contato também é contagiante e contaminante. É a porta de entrada de epidemias. Pode ser a propagação do mal ou a salvação da Humanidade. O extermínio ou a perpetuação da espécie. Sexo exige contato.

Comunicar é fundamental. Se não houver diálogos e aviso, a gente se perde. Saber expressar-se é um aprendizado que pode lhe abrir as portas do sucesso na carreira profissonal e em todos os círculos de relacionamento. Verbal e por escrito. Passar mensagens claras e esclarecedoras certamente ajuda muito, nos dois sentidos, tanto para si quanto para os outros.

* COmida e COnviver.

Precisamos comer para sobreviver. Vivemos em busca de comida, seja como alimento e nutrição, seja figurativamente como conceito ou malícia. Comida é o combustível do corpo e da alma.

Mas não se pode viver sozinhos. Se sobreviver é difícil, conviver é complicado e complexo, Conviver = con vivere = viver com. E viver com outro ser humano é buscar semelhanças e aceitar diferenças. É ter que respeitar a individualidade do próximo e construir uma sociedade que atenda o bem comum.

* COerência e COlaboração.

Para que a vida faça sentido, há que se ter coerência no modo de pensar, falar e agir. Ser coerente com o que aprendemos e praticamos. Haver o discurso compatível com os exemplos. A lógica que liga o princípio, meio e fim, de preferência harmoniosamente.

E já que não somos exclusivos apesar de únicos, é importante participar nas ações e trabalhos em que somos envolvidos. A humanidade, com todos seus defeitos, não sobreviveria sem solidariedade. Colaborar = co laborare = trabalhar junto. Colaborar é antes de tudo uma atitude dativa, para só depois merecer ser receptiva. Agir em conjunto é somar forças onde as fraquezas dividiriam.

* COexistência e COnformidade.

Tão iguais e tão diferentes! O Ser Humano é gente e mortal como todo mundo, fede e cheira como tantos, tem e sente as mesmas emoções, dores, medos e amores. Mas somos homens e mulhres, velhos e jovens, belos e feios, ricos e pobres, pretos e brancos, fumantes e saudáveis. E precisamos nos render ao respeito e à tolerância, para que estas sejam sempre nossa conduta no relacionamento entre as pessoas.

Não confundir conformidade com passividade derrotista. É preciso saber se conformar com certas situações e fatalidades que fatores externos nos impõem na vida. E não confundir tampouco conformidade com conformismo vegetativo. As leis, regras e normas existem para regular alguma situação caótica, selvagem, conflitiva ou descontrolada, e para que a ordem e organização (pro bem ou pro mal) possam reinar, precisamos nos submeter e agir em conformidade a elas. Nem por isto a submissão tem que ser burra, sem entendimento ou questionamento. Muitas vezes o que está ruim ou errado pode ser melhorado ou corrigido. E é melhor que o seja, antes que tarde demais.


Enfim, como se diz em italiano: "COsi COsi, la nave va" (= mais ou menos, "assim ou assado, a vida segue").

Do contrário, quando essas coisas desandam, desarranjam, vão por água abaixo ou esgoto adentro, a vida é uma merda mesmo, um COCÔ.


Nenhum comentário:

Related Posts Relacionados with Thumbnails