sábado, 25 de abril de 2015

Carta ao jornal sobre colunas e notícias online versus impressas no papel

Prezados,

É um imenso desrespeito aos leitores acreditar e exigir que estes tenham acesso à internet ou versão online do jornal, ou que queiram ler dessa forma.

É admissível, inteligente e prático oferecer também a mesma notícia ou outras mais e mais detalhes por meio eletrônico além do restrito espaço físico do jornal impresso.

Eu sempre fiquei incomodado na página da Folha Corrida (que geralmente encerra o caderno Cotidiano) quando vem chamada de um link online de uma notícia que não está também noutra parte do jornal, mas apenas virtualmente. Entretanto, eu pensava: ok, estão fazendo propaganda de seu conteúdo na internet, onde terão mais liberdade e recursos de apresentação, e aquela notícia não deve ser relevante.

Mas jornal é JORNAL. E seu leitor, assinante ou não, tem direito de folhear e ler a notícia por inteiro e completa.

Estou indignado, revoltado, abismado, com a notícia informada ontem no caderno de Esporte por Fábio Seixas de que sua coluna deixa de circular a partir daquela.

É um insulto ao assinante, que acompanha sempre o automobilismo e especialmente a Fórmula 1, independentemente de ter grandes ícones nacionais que virem heróis para o jornal vender mais notícia, esta atitude da Folha de S.Paulo.

Eu particularmente anseio por cada sexta-feira, não porque termina a semana ou porque precede o sábado e um fim de semana, mas por causa da certeza que o jornal que assino traz uma coluna, pelo menos, com informações sobre o esporte que eu gosto.

Saibam, editores e jornalistas, que ESPORTE não é sinônimo de futebol, como tende a reportar a maior parte das notícias esportivas no Brasil.

A extinção desta coluna no jornal impressa é de se lamentar e protestar! (Farei isto em outras mídias.)

Não é porque existe a versão online da Folha de S.Paulo (que aliás restringe pesquisas de notícias para quem não tem o número de assinante à mão ou nem sabe sua senha por não usar este meio), que o jornal pode assumir que todo leitor que prefere ler no papel irá ler a mesma notícia (ou outras mais) na internet.

Quando tomarem essa atitude, assumam também que perdem um leitor (ou vários) em vez de ganhar outros ou economizarem algo.

Como último apelo, insisto para que mantenham pelo menos a coluna de Fábio Seixas, Motor, Stop&Go, Warm Up, ou seja lá que nome tenha, mesmo que ignorem o assunto nos demais dias da semana como de costume já fazem.

Atenciosamente,
André Ferreira Martin


Bônus:

Veja também, eu escrevi um artigo, em duas partes, que falava dos lamentos de um fã de Fórmula 1, é um dos temas citados foi o descaso e a falta de notícias relativo a este esporte.

http://mesdre.blogspot.com.br/search?q=fandefum

Um comentário:

Andre Martin disse...

Esta carta foi enviada por email para:
- o Ombudsman do Grupo Folha, ombudsman@grupofolha.com.br
- o Serviço de Atendimento ao Assinante do Grupo Folha, saa@grupofolha.com.br
- o autor da coluna, o jornalista Fábio Seixas, fseixasf1@gmail.com

Related Posts Relacionados with Thumbnails