quarta-feira, 18 de abril de 2012

Exemplo da democracia francesa


Fico admirado da consciência política francesa!

Ontem recebi pelo correio do Consulado Geral da França, num único envelope, 10 folhetos com quatro páginas tamanho A4 cada um, dos candidato à presidência da República da França.

Como cidadão francês, sou CONVIDADO a votar (não é obrigatório!).

Muito prático e interessante esta abordagem eleitoral:

Tudo "democrático" sem gastos extras de campanha, tudo igual em direitos (nada de maior tempo de TV, ou mais propaganda para quem investe/gasta mais), em cada folheto tem tudo que o candidato quer dizer para chamar tua atenção, expor suas idéias, delinear seu pretenso programa de governo, fazer a publicidade que quiser, divulgar seu site, colocar as fotos que desejar, enfim, todos com o mesmo espaço para tentar te ganhar, conquistar teu voto.

E junto no envelope já vêm as cédulas de voto, 10 papéis simples de uns 10x15cm com apenas UM nome impresso: é só escolher UM dos papéis e levar pessoalmente nos postos de votação (e se quiser, ou não puder comparecer, posso até autorizar algum votante cadastrado, de minha confiança, votar por mim!).

Primeiro turno agora dia 21/abril, e o segundo turno no dia 05/maio, ou seja em apenas DUAS semanas a eleição está resolvida!

Sem papelada espalhada nas ruas (nem em nossas garanges e caixas de correio), sem gastos milionários, sem horários obrigatórios na TV de propaganda política (que de gratuita não têm nada), sem campanhas de T.R.E. (com gasto enorme de dinheiro público), nem custo imenso de logística e parafernalha eletrônica passível de fraude.

Tudo bem democrático, organizado, simples, otimizado, limpo, justo, honesto, equalitário.

Ça, c'est adorable, fantastic et admirable!
Vive la France!
Liberté, Egalité et Fraternité!





Um comentário:

mfc disse...

... et vive la gauche!!

Related Posts Relacionados with Thumbnails