sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Blogueiros e Interatividade (2)


PessoALL,

Eu confesso que fiquei surpreso: e particularmente contente, de ver como muita gente teve paciência e interesse de ler e comentou o post anterior, Blogueiros e Interatividade (1).

Foi um loooongo texto, escrito aos pouquinhos, no celular, aproveitando uma ou outra brecha de tempo, durante vários dias; passei mais de um mês compondo o texto
(rsrs). É como muitas vezes escrevo para este blog, quando não são apenas frases para reflexão.

Como foi dito na interatividade dos comentários, aquilo foi muito mais um desabafo do que um artigo didático, apesar de ter quem achasse assim.

Mas demonstra uma coisa, pelo menos: que muitas pessoas se identificam na internet! Um pouquinho lá, outro pedacinho aqui, e assim vamos nos encontrando por aí, recompondo o quebra-cabeça que fazemos de nós mesmos.

Eu queria agradecer todas as contribuições na forma de depoimentos de suas próprias experiências e entendimento.

E, apesar de ter dito bastante, deixei de expressar uma coisa que me intriga muito no mundo da blogosfera.

Justamente por não ser tão freqüente nas visitas, quando eu retorno a um blog que não via há tempos, eu procuro navegar entre as postagens anteriores, para ver o que andei perdendo desde minha última visita. Afinal, não sei quando voltarei a passear por ali, a despeito da minha vontade que seja breve.

E também quando se trata de primeira visita, é de meu interesse conhecer aquele cantinho melhor, e me permito adentrar páginas e nos posts mais antigos.

Não costuma ser uma atitude muito comum entre blogueiros, em geral.

Talvez, pela instantaneidade que a internet permite, e pela velocidade com que as informações nos inundam na atualidade, fica sempre pairando no ar esta necessidade de ver e reagir apenas com o que se expõe, com o que se nos apresenta imediatamente e facilmente.

Penso até que a geração mais nova já vem assimilando isto tudo e vivencia esse imediatismo como natural e óbvio, como já contei um caso noutro post (Desejos imediatos, http://mesdre.blogspot.com/2008/12/desejos-imediatos.html)

Então, nos blogs, a tendência é ver apenas o post mais recente, o último que o link de seguidor atualiza, não importando quanto material bom aquele blogueiro tenha já escrito e publicado antes. E tem blogues há muito tempo no ar, com muito conteúdo inédito (para visitantes novos).

Eu, particularmente, penso que post não tem período de validade. Faz parte do acervo, da obra literária e criativa e pessoal, de cada blogueiro.

E exatamente porque cada um tem seu tempo, muitas vezes há post que ficaram sem ser vistos, e com toda certeza mereciam, se não fosse o desacerto de nossos tempos, ao levar o nosso dia-a-dia.

Como diz uma máxima: "para piada velha, há sempre público novo!". Ou seja, mesmo coisa antiga, já publicada e lida por muitos, terá sua novidade e importância que certamente tocará alguém muito depois, que lerá pela primeira vez (talvez até por acaso).

Fico sinceramente triste quando algum conhecido "fecha", ou encerra mesmo, o blog. De repente, todo aquele material, muito até que você já leu, gostou e comentou, desaparece do espaço cibernético, da internet. Se é amigo/a e eu tenho alguma liberdade, eu tento realmente demovê-lo/a da idéia.

Não sei ainda por quê, mas desde novembro não consigo mais acessar meu antigo blog, mesdre.myblog.com.br, nem o servidor-blogger que era o MyBlog e o MyPage. Parece que sucumbiu e não deu mais notícias...
Aliás, ao tentar hoje acessar o provedor do MyPage e Myblog, o site Click 21, da Embratel, descobri que está encerrado desde 31/Outubro/2011... sem porquês.
Será que temos algum direito, ou esperança de recuperar alguma coisa que colocamos ali? Receio que não... E com isto, todo meu primeiro blog está perdido! Lamentei muito, profundamente.

Espero que não acontece com este daqui também, em algum futuro próximo...



"Mas a vida segue adiante.
E nós, os sobreviventes, seguimos com ela.
Até enquanto pudermos."


Mesdre

7 comentários:

mfc disse...

Gosto sempre de ler o que os meus amigos escrevem... e sobretudo quando a sua escrita revela uma coisa linda... qualidade!
Obrigado.

Julio Melo disse...

Estou dando uma pausa na final do Australian Open e fazendo uma coisa que não faço à semanas: usar o meu computador pessoal para entrar na internet (eu fico tanto na internet no serviço que quando chego em casa eu não quero nem seber disso). Ultimamente só uso mesmo para transferir músicas para o celular...

Tu sabe que é sempre bom passar por aqui...

O seu perfil de blogueiro é bem parecido com o meu, e com o do A.Gil também. Eu tenho uma pasta no computador chamada Ponto Final, e nessa pasta tem um arquivo do Word com TODOS (eu disse todos) os meus posts no Ponto Final (com dia e hora), o arquivo tem mais de 3Mb. Aconselho que faça isso...

Eu achava o Myblog muito simples de mexer (por isso gostei de cara), embora ele tivesse a limitação em relação ao Firefox (que é o meu navegaor preferido hoje). Sei lá André, eu sempre soube que tudo um dia ia acabar, de um jeito ou de outro, ia acabar...

E para ilustrar o seu texto e o meu comentário, como eu citei o A.Gil ali em cima, vou colar aqui um texto dele publicado no dia 20/07/2007 e republicado por mim no dia 07/02/2008. Esse texto dele é uma aula de percepção - um dos melhores textos que já li em toda blogosfera... "Ele" e "Ela" são conhecidos seus hahaha. No texto original o "Ele" está em azul e o "Ela" está em vermelho.

Julio disse...

Acho que o seu blog teve um bug.

Andre Martin disse...

Júlio Melo disse...
[parte 2]

Quando comecei o 100Crise, ano passado, ainda no Blogger, eu percebi que comentários sobre os posts não são coisas tão corriqueiras. Dá trabalho... Muito trabalho... Começa que você tem que comentar nos blogs dos outros e convidá-los para o seu. E, ao menos eu acho, é muito feio fazer SPAM como um cara as vezes deixa comentários aqui dizendo que gostou do blog, mas, que eu tenho certeza que não leu nem duas linhas. Eu leio o blog, se gosto, comento e convido. Se não gosto, não vou pedir visita só para ter audiência...

Quando vim para o My Blog, percebi que a lista de blogs recém atualizados é bem menor e mais lenta do que a do blogger, e nessa lista eu achei um blog muito interessante que sempre tinha entre 10 e 15 comentários em cada Post. E os Posts eram super-maneiros... Fiquei fã do blog, conheci alguns amigos indicados por ele, fiz meu círculo de relacionamento blogueiro que cresce a cada dia, e passei a me orgulhar de não ter mais Posts sem comentários... Discordando ou concordando, comentando a fundo ou passando para dizer oi, sempre aparece a turma para deixar suas letrinhas...

Aí um dia, você acorda de manhã, crente que nada está acontecendo e descobre que os blogs dos seus amigos tem 29, 32, 35 comentários em determinados. Posts. Você primeiro fica muito feliz! É o Sucesso dos seus amigos! Eles merecem! Muito mesmo! E todo empolgado você vai lá e lê os comentários... E não entende nada!!!

Depois surge um amigo novo, que já estréia seu blog bombando em comentários! Você lê os comentários nos posts dele e descobre que mais da metade dos comentários são dele mesmo, que comenta o que você comentou (parece confuso, mas não é!).

Como o 100Crise, além de postar textos para higiene mental também quer ser um veículo de comunicação NINJA!, vocês verão agora o verdadeiro sentido da inflação no mercado de Comentários! Sem cortes! Pessoas sensíveis e pessoas com problemas cardíacos devem ser retiradas da frente do computador.

Andre Martin disse...

Júlio Melo disse...
[parte 3]


Segura que lá vai!!!

[Ele] Hum, que belo texto, me lembrou o grande Gonzaguinha.

[Ela] Qta seriedade... fiquei até comovida... kkkkkkkk. Passando rapidinho pra desejar uma linda noite e um belíssimo amanhecer. Que seu dia seja iluminado e cheio de paz. Bjinhos anjo.


[Ele] Oi meu anjo. Boa noite pra ti também. Ótima terça e até a próxima.

[Ela] Acabei de ler seu comente no meu blog. Sei qual música do Gonzaguinha vc se referiu. Realmente é mto bonita. A vida é incrivel, mas tem pessoas que complicam demais. Vivo com paixão.

[Ela] Ah! Depois quero saber como foi a fogueira... rsss

[Ele] Estou com uma dor nas costas..

[Ela] Mas pq??? O que vc andou fazendo nesse fim de semana? Rsss

[Ele] Viver com paixão significa estar apaixonada ou não tem nada a ver?

[Ela] Tem tudo a ver. Sou apaixonada pela vida. Não necessariamente uma pessoa, mas por tudo que envolve minha vida, entendeu?

[Ele] Não sei, começou a dor ainda agora quando eu cheguei em casa
[Ele] Uma massagem resolveria.

[Ela] Então é melhor tomar um relaxante muscular e ir deitar. Ficar sentado pode piorar.

[Ela] Bem, estou longe, senão faria com prazer. Mas talvez vc possa providenciar isto ai.

[Ele] Sim, entendi.

[Ele] Poxa, que desanimador. Vou tomar um beserol.

[Ela] Não quis te desanimar...

[Ele] Não está tão longe assim...

[Ela] Apenas há algumas horas, né? Rsss

[Ele] Me reanimou com o comente de 0:58 hs

[Ela] kkkkkkkkkkk

[Ele] Bem poucas, no máximo 3.

[Ela] Já estou até vendo os comentários hj pela manhã, rssss

[Ela] Não sei... Não sei onde você está...

[Ele] Também imagino. Ainda mais por existir uma coisa chamada msn... heheheh

[Ela] kkkkkkkkkkkkkkk verdade. Vou aprender a mexer com isso

[Ela] Bom meu anjo, vou dormir, pois amanhã terei que ir a Petrópolis. Bjinhos de luz e fique com Deus. Bom trabalho e um ótimo dia

[Ele] Onde vc queria que eu estivesse?

[Ela] Prefiro pular essa pergunta, rsss

[Ele] HAhaha Boa noite minha querida. Está até com medo de dizer certas palavras né... Beijos

[Ele] Não precisa responder.

Isso mesmo, ele escreveu tudo isso no blog dela, e ela no blog dele! Experimenta ler só o que tá em azul e depois só o que tá em vermelho, para você ver como eu me senti!!!

Mas, a gente fica na torcida... Se não der em nada, ao menos os blogs vão ficando mais famosos!!!

**************************

Antes que alguém pergunte: Sim, Eu tenho muito o que fazer!!!

**************************

É impressão minha ou (à exceção do futebol) tudo o que o Galvão Bueno narra a gente perde

O Pequeno tá falando um monte de palavras, a saber: Gol, Bola, (Vamos em) Bora, Ades, Barney, Tá Bom, Não não, Vai deitar (para os cachorros), Bobo, entre outras que a gente ainda não traduziu...

**************************

Papai e mamãe? Qual nada! Para quê?

Andre Martin disse...


JulioMelo:


Bom, eu consegui copiar e colar seu texto que você me enviou por email (para esta finalidade mesmo).

Não creio que seja bug. Acho mais provável que a parte que você estava copiando devia conter algum código html invisível (ou já interpretado pelo Word ou outro editor), por exemplo as cores, e que ao trazer para esta janela pode ter perdido algum liga-desliga de comandos e acabava descartando o texto como inválido.

Enfim, como eu copiei como texto mesmo, com certeza nenhum possível html embutido, não teve esse problema ao colar e publicar.

Portanto, está aqui agora sua contribuição, na íntegra!

Obrigado!

Sim, eu me lembro desta sua postagem compilatória deste diálogo garimpado! rsrs

Andre Martin disse...


mfc:


Oba! Eu também gosto do mesmo.
Por isto vou sempre ao seu blog:
qualidade sempre esbanjada!

(ainda fico em dúvidas o que vens fazer aqui! rs)

Sou eu quem agradeço pela sua presença, comentário e simpatia.
Obrigado.

Related Posts Relacionados with Thumbnails