quarta-feira, 30 de março de 2011

Programa de Índio Estrangeiro


De novo, o tema da Fórmula Indy em São Paulo volta à tona.

Como foi comentado nos artigos Velocidade nas ruas de SP? e Programa de INDY em SP, o contrato feito pela Prefeitura com a Organização da F-Indy prevê a realização do GP nas "ruas" da cidade de São Paulo, por mais 4 anos.

No ano de 2010, o evento foi feito às pressas em Março, em pleno período chuvoso e com obras nas vias do entorno do circuito, que também foi improvisado e "acabado" em cima da hora para sua realização, com direito a poças de água na pista, patinagens no piso liso, que foi depois raspado e permitiu levantar um mar de pó de cimento apesar de ter sido "lavado". Foi uma "beleza"! (irônico)

Essa "experiência" levou os organizadores a concluir que Março não é uma boa época para se realizar esse evento grandioso em São Paulo.

E ao anunciarem o calendário das corridas para o ano de 2011, parece que a Fórmula Indy quer experimentar outros dissabores...

A data escolhida é 01/05/2011. Primeiro de Maio??! Será que eles não sabem que, além de ser um domingo, é também o Dia do Trabalho?

Creio que esta é uma comemoração mundial... Em muitos lugares pelo mundo afora, há programação especial para os trabalhadores celebraram o dia com suas famílias e/ou colegas.

No Brasil não é diferente. Grupos sindicais rivais medem forças e recursos para ver quem promove uma festa maior e melhor. Contabilizam a presença massiça em milhares de pessoas. Multidões se deslocam para os locais desses eventos, que fica todo interditado ao tráfego de veículos praticamente o dia todo, e em alguns locais, até mesmo de véspera com acesso restrito.

E um desses lugares tradicionalmente usados para tal é justamente a avenida da Praça Bagatelle, ao lado do Campo de Marte, bem na região do Anhembi, local da Fórmula Indy São Paulo.

É impressionante o descaso com que, para realizarem o evento "deles", nem considerem a cultura local!

Mas alegam que sim: o pretexto/justificativa deles pela escolha da data foi para homenagear o grande piloto brasileiro, Ayrton Senna, que morreu num acidente de corrida em Imola na Itália, que ocorria num dia Primeiro de Maio. Pura jogada polítca... pouco pragmática e infeliz.

E é muito fácil antever a confusão que estes dois eventos ocorrendo concorrentemente no mesmo local e horário vai causar a todos, e os transtornos decorrentes para quem se atrever ou precisar ir por aquelas bandas nesse dia...

Mesmo eu gostando de corridas automobilísticas, e não gostando dos tais sindicatos (mas respeitando), eu acho um absurdo e completamente sem sentido a F-Indy em SP nessa data!

Eu fico abismado com o poder que fortunas são capazes de entorpecer o bom senso, e ensurdecer a voz da consciência e inteligência para o bem geral.

E você? O que acha disto?



(
site oficial da F-Indy 300 em São Paulo, que agora tem nome dos patrocinadores )

P.S.: Já recomeçaram os transtornos no trânsito na região, com desvios e bloqueios, para que possam nivelar as ondulações e reasfaltar toda a "pista", colocar alambrados, etc, etc, etc... Ai,ai!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Absolutabilidade das Verdades Relativas (1)


Estive pensando sobre algumas verdades absolutamente absolutas, a despeito da relatividade inerente de tudo.


Eis aqui alguns exemplos sérios:


1)

"Não importa quão útil, importante e indispensável você seja no trabalho, a empresa seguirá sem você, a qualquer momento."


2)
"Não importa se está tudo bem ou não com você, o mundo seguirá sem você e pra ele (o mundo) não importa se está tudo bem ou não, ele segue assim mesmo, portanto, tudo bem."


3)
"Qualquer que seja sua concepção de vida, você nunca estará preparado para enfrentar todas as situações que a vida lhe colocará."


Outras relatividades absolutamente verdadeiras (será?) estão no blog Fama inFame.
Confira em Absolutabilidade das Verdades Relativas (2)



terça-feira, 22 de março de 2011

Desejo de simplificar


"Certas coisas é mais simples e desejável na teoria do que na prática....
A gente complica demais quando se trata de gente...
Umas gentes complicam mais que outras,
outras são mais complicadas que umas..."


Mesdre

terça-feira, 15 de março de 2011

Santo Tédio!


Estávamos conversando sobre este tempo chuvoso constante, que não deixa muitas opções senão ficar confinado em casa (isto quando não se está trabalhando ou enfrentando o trânsito terrível nesse ambiente encharcado), quando meu colega me saiu com esta pérola:


"O tédio estimula a criatividade."

Fernando Rossi


Impactante, a frase aponta no sentido contrário da lógica, natural decorrente da observação do comportamento médio humano, que quer crer que a FALTA de criatividade, num ambiente restrito, leva ao tédio.

O mais comum pensado e sabido é que:



"A necessidade é a mãe das invenções."

Ditado popular


Ou seja, em situações normais é menos urgente se achar alguma solução para problemas do que em situações quando se está vivenciando as conseqüências dos problemas não resolvidos.

A inércia de uma condição cômoda é uma tendência a deixar tudo como está, enquanto que uma condição de perigo, desespero ou saturação costuma ser um motivador para achar meios criativos para tornar a situação mais suportável, aceitável e possível.

Não confundir "urgência da necessidade" com estresse e pressão por resultados. Nem confundir tédio com ócio.

A metodologia chamada Heurística considera a ociosidade importante fator de solução de problemas depois de se estar munido de dados e informações sobre a questão. E o estresse e a pressão da urgência pode ser um bloqueador sério da criatividade.

Portanto, eu diria que a frase do colega poderia ser um ATALHO da idéia que:



"A necessidade e desejo de se livrar do tédio que ronda e assombra, faz com que a pessoa se sinta motivada a buscar e criar alternativas originais para se livrar dele."

Mesdre


Conclusão:

A lógica não é tão inventiva, criativa e divertida, quanto certas sínteses em frases resumidas podem ser, além de infames.


quarta-feira, 9 de março de 2011

bendita maldição bem dita


"Qual o seu maior medo?
Pois é este que terá que enfrentar,
mais cedo ou mais tarde!"


Mesdre


Medos e Remedos. Remendos e Remédios.

Dito em alto e bom som, com letras grandes e claras: não adianta fugir dele, por mais apavorante que ele seja. Uma hora, um dia, terá que encará-lo.

Por exemplo: se você morre de medo de envelhecer, pode ser que tenha que se admitir idoso ao se enxergar do outro lado do espelho, ou diante das enfermidades, ou mediante a constatação da perda de suas capacidades.

Medos dos mais variados: de ficar pobre, miserável, egoísta, inválido, ter que usar óculos, atrofiar o pênis por desuso, ficar sozinho e sem ninguém, de ter filhos, da síndrome do ninho vazio, da depressão, de amar, do desamor, do desemprego, do apocalipse, da ira de Deus, da morte...

Um dia, por mais que não queira, por mais que tente evitar, seu Medo virá ao seu encontro para lhe perguntar: "você está pronto?"...

Parece até um trailer de um roteiro de terror...

Mas é assim que acontece, é assim que fingimos viver, é assim que nos enganamos o tempo todo, dissimulando isto dos outros e disfarçando nossos fantasmas de nós próprios... Isto não lhe parece impróprio?




Bônus:

Ensaio sobre o Medo.

Dica: quer ver um filme que trabalha o tema do medo o tempo todo, sem meter medo? Assista a "Batman Begins".
Eu sempre recomendo o filme "Batman Begins" como um excelente ensaio sobre o tema "medo", em vários aspectos, e exaustivamente.
Uma obra de psicologia e debate filosófico, disfarçada na fantasia de super-herói de histórias em quadrinhos.
Este filme é muito mais do que uma encenação de histórias em quadrinhos de super-heróis e super-vilões.


"Por que caímos, Patrãozinho?
É para aprendermos a nos levantar!"


Alfred Pennyworth (Batman Begins)


Uma pérola:

"Sábios corajosos admitem-se
medrosos e, covardes, continuam vivos,
dominando seus medos."


Mai Vega (do blog Mundos e Peles e Inspirar Poesias)


Li um post legal sobre o tema do medo, em http://mundos-e-peles.blogspot.com/2009/05/medos-preservacao-e-modernidade.html/, que me inspirou o seguinte comentário em 31/05/2009:


Sentir medo dos extremos, e das mesmas coisas que se apresentam com muitas possibilidades...

O medo da escolha, ou o medo do arrependimento? O que nos mete mais medo??

Eu temo pelo destemido, que cairá pela ausência de prudência.


"A verdadeira coragem não é sentir medo,
mas de ousar enfrentar e encarar seus próprios medos."


Mesdre, inspirado no famoso Anônimo

Por que os medos dos outros... estes não nos mete medo!

"Medo...
me dá vontade
de ficar à vontade.
sem medo = sem me dó = sem dó de mim."


Mesdre

"Ter medo...
Até os mais valorosos valentes temem!
A insegurança é uma constância.
O que os torna admiráveis é que eles não o demonstram
e a maioria acredita que eles sabem o que fazem.
Mas no fundo, somos todos iguais.
Então por que não ser como eles?
Enfrentar o medo, de frente e adiante."


Mesdre

"Não tenha medo de ter medo!
Não teima: não tema! Eis o tema."


Mesdre



Pergunta:

Quem disse: "o Medo e o Pânico são meus irmãos" ?


Resposta:

Na astronomia, os satélites que orbitam o planeta Marte receberam os nomes de Fobos e Deimos.

Na mitologia greco-romana, os deuses Ares e Afrodite (para os gregos, ou Marte e Vênus, para os romanos), tiveram como filhos os gêmeos Fobos (= Medo ou Fobia) e Deimos (= Pânico ou Terror), e também Harmonia, deusa da harmonia e da concórdia.

É interessante como se revela a sabedoria grega na retratação da psicologia comportamental humana:
a harmonia se colocando entre o pânico e o medo, todos derivados ou frutos do amor e da guerra...




Pense:

TE_MOR = MOR_TE
TEr aMOR = arTE MOR

A MaiOR diferença é o AR que se respira?

Amai com arte e sorte!


segunda-feira, 7 de março de 2011

Fantasias (2)


"Carnaval...
É dia de vestir a máscara
e ser quem não se é,
ou talvez ser verdadeiramente
o que se recusa a ser o restante do ano...
É a oportunidade que poucos têm
de ter coragem de ser, pelo menos um dia,
o que gostariam a vida inteira..."


Mesdre

domingo, 6 de março de 2011

Fantasias (1)


"O bom da fantasia, não é vesti-la, mas despi-la.
Mas quando se fala de fantasias=ideais,
o bom é sonhá-la, mais do que concretizá-la."


Mesdre

quinta-feira, 3 de março de 2011

Não atire pedras quem não fez


"É fácil criticar
quando não se faz.
O desdém é a melhor munição
para aqueles que não realizam."


Mesdre

Related Posts Relacionados with Thumbnails