quarta-feira, 30 de março de 2011

Programa de Índio Estrangeiro


De novo, o tema da Fórmula Indy em São Paulo volta à tona.

Como foi comentado nos artigos Velocidade nas ruas de SP? e Programa de INDY em SP, o contrato feito pela Prefeitura com a Organização da F-Indy prevê a realização do GP nas "ruas" da cidade de São Paulo, por mais 4 anos.

No ano de 2010, o evento foi feito às pressas em Março, em pleno período chuvoso e com obras nas vias do entorno do circuito, que também foi improvisado e "acabado" em cima da hora para sua realização, com direito a poças de água na pista, patinagens no piso liso, que foi depois raspado e permitiu levantar um mar de pó de cimento apesar de ter sido "lavado". Foi uma "beleza"! (irônico)

Essa "experiência" levou os organizadores a concluir que Março não é uma boa época para se realizar esse evento grandioso em São Paulo.

E ao anunciarem o calendário das corridas para o ano de 2011, parece que a Fórmula Indy quer experimentar outros dissabores...

A data escolhida é 01/05/2011. Primeiro de Maio??! Será que eles não sabem que, além de ser um domingo, é também o Dia do Trabalho?

Creio que esta é uma comemoração mundial... Em muitos lugares pelo mundo afora, há programação especial para os trabalhadores celebraram o dia com suas famílias e/ou colegas.

No Brasil não é diferente. Grupos sindicais rivais medem forças e recursos para ver quem promove uma festa maior e melhor. Contabilizam a presença massiça em milhares de pessoas. Multidões se deslocam para os locais desses eventos, que fica todo interditado ao tráfego de veículos praticamente o dia todo, e em alguns locais, até mesmo de véspera com acesso restrito.

E um desses lugares tradicionalmente usados para tal é justamente a avenida da Praça Bagatelle, ao lado do Campo de Marte, bem na região do Anhembi, local da Fórmula Indy São Paulo.

É impressionante o descaso com que, para realizarem o evento "deles", nem considerem a cultura local!

Mas alegam que sim: o pretexto/justificativa deles pela escolha da data foi para homenagear o grande piloto brasileiro, Ayrton Senna, que morreu num acidente de corrida em Imola na Itália, que ocorria num dia Primeiro de Maio. Pura jogada polítca... pouco pragmática e infeliz.

E é muito fácil antever a confusão que estes dois eventos ocorrendo concorrentemente no mesmo local e horário vai causar a todos, e os transtornos decorrentes para quem se atrever ou precisar ir por aquelas bandas nesse dia...

Mesmo eu gostando de corridas automobilísticas, e não gostando dos tais sindicatos (mas respeitando), eu acho um absurdo e completamente sem sentido a F-Indy em SP nessa data!

Eu fico abismado com o poder que fortunas são capazes de entorpecer o bom senso, e ensurdecer a voz da consciência e inteligência para o bem geral.

E você? O que acha disto?



(
site oficial da F-Indy 300 em São Paulo, que agora tem nome dos patrocinadores )

P.S.: Já recomeçaram os transtornos no trânsito na região, com desvios e bloqueios, para que possam nivelar as ondulações e reasfaltar toda a "pista", colocar alambrados, etc, etc, etc... Ai,ai!

5 comentários:

Jaqueline Köhn disse...

Eu acho que lendo um texto assim tão inteligente vc deveria excluir as bobagens que escreveu no FAMA in FAME.
Isto aqui sim é um ótimo exemplo a ser seguido, pronto falei!!

Andre Martin disse...


Jaque:


KKKKKKKKKKK
Mas lá no Fama inFame é justamente o local adequado para se escrever bobagens e infâmias!
Até Mesdre tem frases e pensamentos infames... (rsrs)

Júlio disse...

É André, muitos dos pontos de vistas mencionados em seu texto norteiam discussões quando se fala em grandes (mega) eventos esportivos, culturais, politicos, shows, micaretas, blocos e etc.

A Indy ano passado escapou de ser um fiasco (os carros não aceleravam tudo na reta hehehe), mas esse ano parece que vai ser diferente.

No período em que passei na graduação na Uerj (ao lado do Maracanã) não foram poucas as vezes em que não tivemos aula a noite por causa de jogos com "casa cheia". A direção da faculdade orientava os professores a liberarem os alunos mais cedo quando tinha jogos marcados para as 19:30 por exemplo, afinal, ninguem queria sair da faculdade junto com um público de 70mil pessoas...

Você sabe que sou suspeito pra falar sobre automobilismo. Quanto a data (1º de maio) pra mim é uma data como qualquer outra, e em famílias como a minha (e de muitos outros: viciada em automobilismo) é um prato cheio para vivenciar bons momentos juntos. Com certeza saírão pais, filhos, tios e amigos de todos os cantos do Brasil (e quem sabe de outros países da Amárica) para assistirem a Indy em SP.
Quando eu vou ao autodromo com meu pai, irmão, sobrinho, vizinho e etc; bem como quando vou a Engenhão ver o meu BFR jogar eu vejo famílias inteiras: acho normal.
Uma cidade como SP com mais de 11 milhões de habitantes no dia 01/05 algumas famílias vão sair de casa, entrar na fila para almoçarem em uma churrascaria rodízio, depois vão ao shopping tomar sorvete e vão voltar pra casa. Outras famílias vão sair inteirinhas para ver a Indy.

Quanto a infra-estrutura das grandes cidades: elas já não existem nos dias normais. O público do automobilismo é bem ordeiro e vai saber se relacionar bem com sindicalistas e vice versa. (E na minha opinião um sindicalista fez mais pelo meu país do que um sociólogo).

Resumindo: eu acho que vai dar tudo certo.

Ps. O que é aquilo no famainfame?

Andre Martin disse...


JúlioMelo:


GRANDE comentário! Obrigado pela contribuição ilustrativa, uma participação muito bem vinda.

PS: aquilo é uma frase infame, como outras tantas. rs

Júlio disse...

Esse comentário "Anônimo" aqui de cima é meu. Estou testanto a internet do celular e fiz o comentário por ele. Embora tenha escolhido a opção "nome/url" no celular não tive/não sei onde escrevia o meu nome (não sei). rs

Related Posts Relacionados with Thumbnails