sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Explosões ou soluções?

(Este texto é um exemplo prático e conseqüente do que foi dito no post anterior, Como Amanhecer.)


Vou contar algo que me aconteceu estes dias.

Deixo meu carro num estacionamento quando vou ao trabalho. Outro dia: no final do expediente, depois de um dia cheio de problemas para resolver e muita

pressão pra isto ocorrer logo, ou seja, um dia "normal" de trabalho muito estressante, sou premiado com um telefonema de alguém ligando do estacionamento:

- "ô, chefia, acabou de acontecer uma coisa que nunca ocorreu antes... Seu carro ficou trancado com a chave dentro!"

Bem imagina o que se sente nesta hora... Sem chave reserva à mão, justo na hora de ir embora pra casa, com suas outras coisas todas "presas" dentro do carro.

A maioria das pessoas "estouraria" nessa hora. Uma explosão de raiva e de indignação pela impotência diante da situação. E eu pergunto: "resolve?".

O que fazer numa hora dessas?

Esbravejar, gritar com o funcionário, soltar os cachorros e humilhar os outros, iria abrir a porta? Não! Isto só iria deixar todo mundo mais irritado ainda.

Eu penso que é melhor achar soluções do que buscar culpados.

Poderíamos chamar um chaveiro, que talvez demorasse a vir e cobrasse caro. Outra possibilidade seria eu buscar a chave reserva em casa, que ficava longe.

Optei por deixar o carro pernoitar no estacionamento, e ir embora de metrô e de táxi. Serviria também para espairecer ao fazer um caminho e modo de voltar pra casa diferentes e fora da rotina. No fim, revelou-se até mais econômico do que se chamasse um chaveiro.

O comportamento estranho do carro repetiu outras vezes, travando sozinho, com ou sem a chave dentro, o que me levou a procurar uma oficina elétrica para verificar e sanar o problema. Resultado: Uma engrenagem de plástico com um dente quebrado justificou o mistério.


( foto: interior da trava elétrica desmontada com engrenagem de dente quebrado / por: AndreM )



Conclusão:
não deixe que a sua "engrenagem" deixe de funcionar por causa de "dentes quebrados" de outras.



3 comentários:

Leticia disse...

É uma questão de ponto de vista , não ?!A forma que vamos encarar e reagir a diversas situações acaba delineando nossa vida.

Parabéns pela reflexão.

Ellen Ribeiro*-* disse...

BOM EU ACHEI Q VC FOI MTO PACIENTE...EU NA REALIDADE NÃO SABERIA O QUE FAZER...RSRS...MAS GOSTEI DA SUA ATITUDE...BJO

Ivana disse...

Meus parabéns! Você é uma pessoa muito educada, ponderada e humana. E como você mesmo disse saiu um pouco da rotina e ficou mais econômico. Se todos agissem dessa forma, quantas confusões, brigas e até mortes seriam evitadas, não mesmo, André?

Uma ótima semana, um forte abraço. Obrigado pelas visitas e carinho de sempre.

Related Posts Relacionados with Thumbnails