terça-feira, 17 de agosto de 2010

Coincidência ou não



Coincidência ou não, dois dos comentários que recebi no artigo anterior, Explosões ou soluções?, falavam de coincidências.

Quando eu era jovem e paquerador, eu usava muito a máxima de que:

"uma vez, é acaso;
duas, é coincidência;
três, é destino."


Ou seja, encontrar alguém interessante neste mundo tão cheio de gente, é um golpe de sorte; reencontrar essa pessoa noutro momento e circunstância, sem forçar a barra, é uma grande e feliz coincidência; mas passar a rever essa mesma pessoa mais vezes, parece ser conspiração do Universo para você entender que não deve deixar passar sem fazer nada, porque algo lhe diz que essa pessoa faz/fará parte de sua vida.

Além de um ótimo pretexto para puxar uma conversa, a frase reúne vários elementos contraditórios ao mesmo tempo. E isto é muito interessante.

Remetendo ao tema de debates e crenças opostas, sorte versus predestinação, em geral quem gosta de acreditar em destino, renega a sorte e o acaso; e quem aposta na sorte e no livre arbítrio, não aceita ser um predestinado.

Eu, pessoalmente, acredito em CAUSA-E-EFEITO. O destino é conseqüência de vários fatores de diversas causas. Não rechaço as coincidências, nem os golpes de sorte, nem as obras do acaso.

( fonte da foto: http://aminhavidaesominha.blogspot.com/2008/06/lanar-os-dados-da-vida.html )


Albert Einstein dizia que "Deus não joga dados", para expressar que tudo é tão complexo que não pode ser resultado de sorte ou azar. Mas também é outra forma sutil de dizer que todas as coisas têm sua razão de ser, porque são decorrentes de outras. Em outras palavras, conseqüências de eventos antecessores.

Por isto, o passado e a história são importantes na explicação do presente e determinação do futuro.

O futuro NÃO pode estar pré-determinado, porque depende de tudo que está acontecendo e de como cada um reagirá e de fatores externos, dos quais não temos consciência ou controle; ou nem tomamos conhecimento, mas que certamente foram desencadeados por outros motivos.

É uma equação de variáveis infinitas, que vão se tornando constantes conhecidas, à medida que vão se revelando em função do tempo.

Isto poderia ser uma definição de vida, ou de futuro, ou de destino...

Uma citação de Mesdre diz que:
"Para tudo tem explicação!
Podemos até nem saber qual seja,
ou mesmo nunca vir a saber...
Mas que tem, tem!"


No caso das coincidências, não creio que haja propósito de sua ocorrência, mas sim razões que as expliquem. Elas são derivadas de causas, que por sua vez foram conseqüência de outros eventos.

Se Deus ficasse maquinando sobre eventos presentes e tivesse que ficar cuidando e manipulando tudo o que acontece no Universo, Ele estaria ocupado demais para planejar algo ou ouvir nossas orações e preces... São muitos interesses contraditórios e em conflito para atender a todos, indiscriminadamente.

Acho que a criação toma seu rumo, na base da causa-e-efeito, e Deus se diverte assistindo... Deveríamos aprender a fazer o mesmo. Com a vantagem de ter consciência de que podemos ser a causa e não só o efeito!

"Não somos produtos feitos,
mas originadores imperfeitos."

Mesdre

Então, isto posto, deixo a pergunta; será que precisamos sentir culpa por sermos causadores das coisas e situações?


Bônus infame:
Das conseqüências e ventos



( fonte da foto: http://jucasblog.wordpress.com/2010/01/08/o-que-e-esse-tal-rpg )

3 comentários:

Lis. disse...

Olá André...

Percebo por experiência própria que se você plantar espinhos, jamais irá colher pessegos.

Por conseguinte, vejo que todo o universo conspira à favor do que estamos fazendo aqui embaixo...

É certamente uma somatória de coisas, que vem desde o momento que essa ou aquela pessoa saí do ventre de uma determinada mulher, filha de nossa avó, e assim por diante...

Hoje, vejo muito claramente que o destino também está atrelado as "variantes". Afinal, como lhe disse no início, não há como plantar espinhos pelo caminho e querer colher pessegos.

Um bom dia à ti.

Mari disse...

Oi meu querido...

Este é realmente um assunto que rende horas de uma boa conversa não é mesmo?

Pois eu não acredito em coincidência, acredito que tudo tem uma razão de ser, existir e acontecer...nada é por acaso e nem será.

Acredito ainda que podemos, com nossa energia, fazer com que o Universo conspire a nosso favor.

O seu texto está ótimo e me leva à reflexão...acho que ainda vou escrever a respeito...

Beijos

Mara Porto disse...

André, nas coisas que andam acontecendo em minha vida e que ando prestando atenção(muitas vezes não prestamos atenção)nada é coincidência, nem eu estar aqui escrevendo, acho que tudo tem sua hora e uma causa, poderíamos ficar fazendo mil perguntas, pq vc encontrou o meu post parecido com o seu? pq me escreveu? pq me add? pq eu não respondi logo, mas hoje?pq hoje? o que me levou a isso? Tudo isso tem uma resposta com certeza, Deus não joga dados, isso é certo, vale fazermos as escolhas certas e o universo conspira a nosso favor, causa e efeito como vc disse.Por experiencia propria, já fiquei parada no tempo por naõ seguir minha intuição, por medo e insegurança, no momento que tomei certas decisões, tudo começou a fluir, melhorou, então acredito que quando as coisas estão dando certo é pq to fazendo a coisa certa, ai mora a felicidade, bjs.

Related Posts Relacionados with Thumbnails