sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A localização do amor


Este ícone é interessante pois ele simboliza o mapa do amor, ou melhor, onde este se conceitualiza nos homens e nas mulheres, de uma forma bem caricata.

Ou seja, nos homens o amor se concretiza no prazer sexual antes de qualquer coisa, e isto passa longe do fundamento amoroso nas mulheres e que seria apenas um detalhe na complexa contextualização do amor sentimental. Claro, sempre há exceções.

Curiosamente, a figura foi reaproveitada no cartaz de um ótimo filme, "A Verdade Nua e Crua" (tradução adequada, na minha opinião, para "The Ugly Truth").



Juntamente com outro bom filme, "Hitch, Conselheiro Amoroso" (em inglês apenas "Hitch"), ambos abordam essa forma de encarar o amor do lado feminino diferente do masculino, e vice-versa.

Embora mesmo tema, são abordagens distintas.

Em "A Verdade Nua e Crua", o "consultor profissional" explica e orienta as mulheres como elas devem pensar e agir para conquistar um homem.


Em "Hitch, Conselheiro Amoroso", a proposta é ensinar os homens como eles devem pensar e agir para conquistar uma mulher.



O que têm em comum estes filmes?

Em ambos, a voz do esclarecimento parte de homens que, com sua vivência, consciência ou sensibilidade são capazes de orientar outros, mas praticamente incapazes de resolver seus próprios problemas - o que é natural, bem típico do gênero humano.

Além disto, nos dois as mulheres protagonistas representam os obstáculos para que a missão seja bem e rapidamente cumprida.

E também ambos deixam claro a dificuldade que é a comunicação para expressar o que sentimos quando amamos.

Enfim, filmes que nos tocam, de uma maneira ou de outra, seja pela identificação com algumas situações, seja pelos conselhos úteis que podem ser captados dos filmes.

Talvez o maior problema destes filmes é que eles focam nos primeiros encontros (date, em inglês), no ato da conquista em si, em como entender o mecanismo de aproximação para a química do amor funcionar.

Mas exploram muito pouco o que fazer depois, o mecanismo de como manter a chama acesa, como fazer da conquista bem sucedida um caso duradouro.

Nestes filmes, a preocupação é sobre o tempo do ANTES até o durante. Quanto ao DEPOIS... Bem, isto parece ser tema para outros filmes!...


12 comentários:

Luis Ferreira disse...

Gostei muito de ter aqui passado e de ter lido este texto...

Parabens pela forma como é apresentado as ideias e pela forma clara como é escrito

Luis

Vivian disse...

...não existe receita para
um relacionamento eterno,
para um amor eterno.

eles simplesmente acontecem
movidos por atração e depois
se fortalecem pelas afinidades,
que podem ou não começar
a tropeçar com o passar
do tempo.

e isso é mais do que normal
partindo do princípio de que
somos indivíduos e livres
para mudar de idéias, amores,
e quereres.

quando não,
quantos não entram no mote
das conveniências, das convenções
sociais e passam a viver vidas
de 'faxada' em troca da real
felicidade do ser.

bj

:.tossan® disse...

Nós homens somos tolos pensando que a mulher só pensa com o coração, elas gostam também de um corpo bem cuidado. É por isso que caminho 6 km por dia...Ufa! Já foi tempo que o coração agia só. Abraço

Leticia disse...

Primeiro não gostei de nenhum dos 2 filmes mas concordo que o anúncio de " A verdade nua e crua" foi bem pensado.

Quanto a sua análise da abordagem das filmes , eu concordo , mas tbm entendo que manter um relacionamento é um esforço contínuo mostrar isso num filme seria , no minímo , complicado.

Vim aqui agradecer os parabéns e ressaltar que realmente não respondo os comentários como antes , meu tempo está cada vez mais raro , porém leio todos e me alegro com atenção dedicada a mim e ao que escrevo.

Bjs.

opinião própria disse...

Gostei do post. Bem visto...

Solange Maia disse...

será que as coisas ainda são assim ?

será que homens e mulheres ainda pensam tão diferentemente ?

enfim, o assunto ainda dá (e dará) pano pra manga... risos....


beijão

Zainer Araujo disse...

Acho que tanto nos filmes quanto na vida real o legal, o gostoso, o tesão fica durante o antes e o durante. O depois...bem o depois ninguém sabe, seja porque o filme acabou e fomos embora antes do fim dos letreiros seja porque a história acabou e se não acabou quer dizer que ainda estamos no durante e tem muita história ainda pra ser contada, talvez precisando de uns efeitos especiais para ajudar no enredo.

Astrid disse...

Pronto: visita efectuada... :)

Beijos, flores e estrelas *****

uminuto disse...

até porque o depois é na verdade é o mais complicado, mas não deixa de ser verdade que homens e mulheres vivem o amor de forma bem diferente com tudo o que isso tem de positivo e negativo
um beijo

Lugirão disse...

Mesdre, as diferenças existem, mas não é tanto assim...

Pelo menos me baseio na minha experiência pessoal..

Quanto aos relacionamentos, tem que ter muita paciencia e tolerancia, isso vale para os dois lados.

Gostei.

Vanna disse...

O segundo eu assisti, o primeiro ainda pretendo assistir.
Como vc disse, tem exceções. D qualquer forma, é sempre um bom tema.

Vanna disse...

Ótima a abordagem da Vívian sobre o tema.

Related Posts Relacionados with Thumbnails