sábado, 19 de setembro de 2009

Fabuloso recontar


Quando os meninos eram pequenos, eu gostava de contar histórias que além de entretê-los também servia para passar alguma mensagem de moral e princípios.

Uma das que eu acho mais significativas é a do "Pedro e o Lobo".

Para quem não sabe, essa fábula conta a história de Pedro que se afastava da aldeia em que morava e ficava gritando "olha o lobo! olha o lobo!". Todos saíam correndo de suas casas, armados de facões e rifles ao socorro do menino em perigo, mas davam de cara com ele rindo por terem caído naquela mentira. Todos ficavam muito frustrados com o garoto e voltavam para casa zangados pela brincadeira sem graça. Mas tinham bom coração, e cairam na mesma brincadeira duas, três, quatro vezes, sempre na possibilidade de talvez ser verdade daquela vez, pois o menino se esforçava para tornar o chamado cada vez mais real e dar credibilidade à mentira, sua pequena brincadeira. Quando um belo dia apareceu o lobo de verdade, ele esgoelou desesperado, todos ouviram e acharam tratar-se de mais uma mentira, e resolveram não acudir mais, mesmo com um peso no coração pela lição que ele merecia, sem saberem da presença real do lobo. O lobo veio e devorou o Pedro!

É uma história chocante, que nenhuma criança gosta de ouvir, porque não tem um final feliz, e porque em geral se identificam com o personagem principal, também uma criança que gosta de fazer brincadeira e se divertir às custas dos outros. E sempre que a oportunidade clama, apelo à lembrança da história, seja para um banho de mar ou alardes por causa de futilidades, não importa, qualquer situação que coloque a credibilidade e honra da pessoa em jogo por "enganação" de outros.

Outro dia, cansado de ser questionado sobre as versões truncadas e quase sempre contraditórias que Davi mal conta quando indagado sobre qualquer coisa da escola, Davi virou-se para a mãe e disse assim, à queima-roupa:

- Conhece a história do Pedro e o Lobo? Pois então vou contar a minha versão para você:

"Quando Pedro avisava 'olha o lobo! olha o lobo!', e os aldeões sempre o chamavam de mentiroso e lhe davam sermões. Um dia ele chamou 'cuidado, olha o lobo!' e o lobo veio e comeu VOCÊ!"

Talvez tenha sido meio desrespeitoso, uma sutil afronta... Mas, sem dúvida, uma forma GENIAL de subverter a história a seu favor!
kakakakakakaka

Nunca pensei que a moral dessa mesma fábula pudesse se tornar:
"Se você não acredita num mentiroso potencial,
mesmo quando ele diz a verdade,
o problema é seu e não dele!"

rsrs


2 comentários:

uminuto disse...

:)perfeita esta conclusão
um beijo

Viviane disse...

Eles já devem ter assistido ao "Galinho Chicken Little", não é?
Lá a história é o contrário...o coitadinho do Galinho estava falando a verdade...rsrs
;-)

Related Posts Relacionados with Thumbnails